O Iogurte SCD segue a receita convencional do iogurte caseiro, a diferença é o tempo de fermentação e a temperatura que deve ser mantida rigorasamente para garantir que maior parte das lactose seja digerida pelas bactérias.
Segundo o livro de Elaine Gottschall, os iogurtes industrializados passam por uma fermentação de 4 horas, o que não é suficiente para processar toda a lactose, eu pesquisei o assunto e realmente as indústrias utilizam esse tempo.
Tenho utizado minha panela de arroz, fiz uma gambiarra para chegar na temperatura estipulada entre 38°C e 43°C, coloquei uma tampa de panela pequena no fundo e deixo o recipiente metade dentro e metade fora na posição Warm (manter quente), comprei um termômetro culinário para verificar a temperatura. Esquento o leite pasteurizado até chegar aos 40°C, misturo um copo de iogurte natural industrializado, diluo bem (até uso um outro pote para auxiliar) e coloco na panela de arroz, já pré-aquecida (coloco o recipiente vazio no modo Cook e quando passa para o Warm tiro o recipiente e uso para aquecer o leite) e pronto deixo lá com a panela ligada por no mínimo 24 horas.
Uso leite integral, pois acho mais gostoso, mas se tiver preferência pode ser desnatado. Faço normalmente 3 litros de leite para um pote de 200 ml de iogurte.
Eu gostei muito dessa idéia de usar a panela de arroz. Nós tbm fazemos SCD diet e muitas vezes quando vou fazer o iogurte e o clima esta frio como agora as bactérias não se multiplicam e eu nunca chego ao ponto de iogurte. Mais agora com essa idéia eu vou fazer sempre usando minha panela de arroz. Obrigada!!!
ResponderExcluirEstou voltando a atualizar o blog para mais receitas. Como está a dieta?
ExcluirTarsila, gostei da ideia do seu blog! Achei por acaso...Tira uma dúvida? Para fazer o iogurte devo misturar 1 pote de iogurte a 1L de leite (40ºC) e deixar em temperatura entre 38 - 43ºC por 24 horas?
ResponderExcluirUm abraço e parabéns pela iniciativa