Inicio esse blog para relatar minha experiência com a SCD - Specific Carbohydrate Diet™ ou Dieta dos Carboidratos Específicos.
Bom, acho importante uma breve apresentação: sou Tarsila, , arquiteta, vivo em São Paulo e fui diagnosticada em 1999 de Colite Inespecifica, desde então venho tratando com períodos de remissão e crise. Em 2007, já cansada do tratamento da medicina alopática e a diminuição dos efeitos do medicamento (mezalazina), decidi experimentar os tratamentos alternativos em busca de uma cura definitiva (ou pelo menos com períodos maiores de remissão): fiz acupuntura durante um período, teve efeito muito suave; fiz Ashtanga Yoga, o que foi muito bom, mas me contundi duas vezes e resolvi não continuar; tratei com Homeopatia convencional, confesso que não consegui seguir direito, em 2009 conheci a Homeopatia - FAO com o dr, Mário Gonzalez, os efeitos foram suaves no inicio e o médico me deu a idéia de experimentar uma dieta em conjunto com o tratamento, até então nenhum médico tinha me indicado uma dieta, ele me pediu para experimentar ficar uma semana sem comer farinha de trigo branca e para minha surpresa tive uma melhora significativa, empolgada fiz uma pesquisa na Internet e encontrei a SCD - Specific Carbohydrate Diet, que em resumo, estabelece a exclusão de todos os alimentos com carboidratos complexos.
A dificuldade de encontar informações da dieta na internet é que quase não há informações em português, ou seja, o jeito é buscar em inglês ou espanhol, mesmo o livro ainda não possui tradução para o português, apenas no Espanhol, comprei a versão original do livro na Amazon.
Veja o site: http://www.breakingtheviciouscycle.info/ para maiores informações da dieta.
Antes do livro chegar, no próprio site já há orientações para o inicio da dieta, e decidi começar antes da chegada do livro. Já no começo senti melhora significativa e segui a dieta por aproximadamente quatro meses, no entanto, já tinha uma viagem marcada para Europa, um mês no esquema mochilão, no inicio da viagem consegui continuar a dieta, mas na segunda semana já estava comendo chocolates e aqueles deliciosos doces franceses (amo macarron, principalmente de chocolate) e comi de tudo na viagem...estranhamente fiquei bem ...chegando no Brasil, já na segunda semana, os sintomas da colite voltaram fortes. Na consulta com o médico falei: "Não pode ser, minha cura é ter férias eternas. Tenho que aprender a conviver com a pressão do dia-a-dia.", como era fim de ano decidi esperar as festas e reiniciar a dieta em janeiro de 2011.
E aqui estou para relatar e compartilhar a experiência, comigo a dieta está sendo realmente eficaz e apesar de não ser muito fácil, posso dizer que vale a pena. É uma esperança de Cura para portadores de Colites, Diverculites, Celíaca, Chron...
Boa tarde Tarsila,
ResponderExcluirFiquei muito feliz em achar seu blog. Fui diagnosticada há pouco tempo com colite ulcerativa e acredito que a mesalazina sem a dieta não faz efeito nenhum. Estou tendo bons resultados com a SCD mas é uma dieta difícil e cara... Também sou arquiteta (me formando) e moro em São Paulo :) Gostei de ler suas experiencias.
Estou fazendo "um levantamento" de várias receitas em inglês - sobretd de pão, que é do que mais sinto falta- e vou preparar um caderno com várias. Estaria encantada de compartilhar algumas se precisar. Você conseguiu deixar o tratamento com a dieta? Um abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir